quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Iogurte de côco

Mesmo nos dias frios um iogurte cai-me sempre bem. É um óptimo lanche para o meio da manhã ou da tarde, cujas poucas calorias não o tornam demasiado indegesto para a minha consciência, ainda para mais quando os faço com leite magro.
Esta receita fica óptima e já se sabe que se pode fazer com o leite que mais agrade (quando faço para o meus pequeninos, faço ou só com leite meio-gordo, ou com metade de meio-gordo e metade de leite magro).

Ingredientes
  • 80g de côco ralado
  • 800g de leite UHT
  • 75g de açúcar
  • 20g de leite magro em pó (eu uso molico, mas qualquer marca dá)
  • 1 iogurte natural não açúcarado*

Preparação
  1. Triturar o côco durante 15 seg. na velocidade 9.
  2. Juntar 400g de leite e triturar 2 minutos na velocidade 9.
  3. Juntar o açúcar, o leite em pó e o restante leite e programar 5 minutos, temperatura 50ºC  na velocidade 4.
  4. Depois junta-se o iogurte natural e bate-se durante 20 segundos na velocidade 5.
  5. Divide-se o preparado pelos copos da iogurteira (dá mesmo à conta para os meus 6 copos de 150ml), onde devem ficar durante 10 horas a 12 horas (dependendo da consistência desejada, mas não mais que 12 horas)
  6. Passado o tempo desejado na iogurteira, levar ao frigorífico.

*Quem me conhece sabe que sou adepta das marcas brancas dos supermercados, principalmente do LIDL, onde faço 90% das minhas compras, mas no que se refere aos lacticínios sou criteriosa e não consumo leite das marcas de supermercado e no que se refere aos iogurtes... bom, tive uma experiência menos agradável ao usar como fermento um iogurte de marca branca de supermercado. Os iogurtes ficaram azedos e o iogurte estava na validade! Penso que deve ter a ver com a qualidade dos fermentos usados. Eu uso sempre os da danone naturais não açúcarados.

Validade: a validade de um iogurte caseiro é a mesma do iogurte que lhe serviu de fermento.

Sem comentários:

Enviar um comentário