segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sour cream (as famosas natas azedas) e golden syrup (um ilustre desconhecido)


Como assídua leitora e admiradora da grande Nigella Lawson, deparo-me frequentemente com alguns ingredientes difíceis de encontrar nos nossos supermercados. 
As natas azedas (sour cream) são uma delas. Penso que existem à venda no supercor, mas prefiro fazê-las eu, com esta simples e económica receita:



A 200 ml de natas adicionar uma colher de sopa de sumo de limão e deixar descansar durante 30 minutos à temperatura ambiente.
Também nas receitas da Nigella surge outro ingrediente intrigante e desconhecido de uma humilde aspirante a cozinheira como eu: o goden syrup. Golden syrup é, como o nome indica, um xarope dourado, obtido no processo de refinaria da cana do açúcar. A sua aparência é semelhante à do mel, mas menos espessa. Cá por Portugal encontra-se no supercor, onde há várias marcas disponíveis, mas na impossibilidade de ir a um supermercado que nem sempre fica perto da nossa casa (não me importava de morar na quinta da Beloura e de ter o supercor à porta, mas infelizmente não é o caso) há sempre a possibilidade de o confeccionar em casa, ainda que o preferível seja sempre original:



Espalha-se uma chávena de açúcar numa panela com fundo grosso. Deixa-se que o açúcar forme uma camada uniforme sobre o fundo da panela. Agora, mistura-se uma colher de chá de água com colher de chá de vinagre e deita-se esta mistura sobre o açúcar. Volta a colocar-se a panela em lume baixo e cozinhe durante uns quatro ou cinco minutos, sem mexer. Depois disso, aumenta-se o lume para médio e deixa-se cozinhar por mais cinco minutos, até se formar uma calda com cor de caramelo. Não se deve agitar a mistura até que esta pare de borbulhar. Assim que deixe de borbulhar, retira-se do lume e está pronto. Depois é só deixar no frigorífico até ao momento de usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário